• 1.jpg
  • 2.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg

Ex-Ministros dos Recursos Minerais e Energia

 Letícia Klemens - Ex-Ministra dos Recursos Minerais e Energia

Letícia Deusina da Silva Klemens, Ministra dos Recursos Minerais e Energia entre 2016-2017, nasceu na cidade de Lourenço Marques actual Maputo a 15 de Agosto de 1972. Passou grande parte da sua   infância, juventude na cidade de Maputo.

Mulher multifacetada fez a licenciatura em Direito e tem um MBA em  Women Business muito por conta da sua veia empreendedora.

Destacou-se no mundo profissional e empresarial  ao criar a empresa HR-consulting firma especializada na gestão de Recursos Humanos em 1999, tendo posteriormente assumido diversos cargos bem com  participações em diferentes firmas com destaque para o de Presidente da Mesa de Assembleia Geral do Banco Internacional de Moçambique (BIM), secretária da Assembleia Geral da CTA- Confederação das Associações economicas de entre outras actividades.

Por ser uma mulher de causas que sempre acreditou no potencial da mulher,  esteve ligada igualmente ao associativismo tendo sido Presidente da Associação AMAE- Agências Moçambicanas  Privadas de Emprego. Presidente da Associação FEMME- Associação das Mulheres Empresarias e Empreendedoras Moçambicanas. Membro fundadora /Presidente da Mesa da A.G da AWABMOZ- Associação das Mulheres no Agro-negócios.

 

   Pedro Conceição Couto - Ex-Ministro dos Recursos Minerais e Energia

Pedro Conceição Couto, Ministro dos Recursos Minerais e Energia entre 2015 - 2016 é Mestre em Economia pela Universidade de Glasgow, Reino Unido, desde 1995. 

Pedro Couto nascido a 29 de Junho de 1955, em Marere, província de Nampula, concluiu em 1966, o ensino primário no Colégio Nossa Senhora das Victórias em Nampula e em 1973, os estudos secundários no Colégio Vasco da Gama e Liceu Almirante Gago Coutinho, na mesma província. 

Em 1982 obteve o nível de Bacharelato em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane e em 1992, a Licenciatura em Economia pela mesma universidade.

Como profissional, Pedro Couto assumiu entre 2005 e 2015 o cargo de Vice-Ministro das Finanças. De entre outras funções, foi Director Nacional do Gabinete de Estudos no Ministério do Plano e Finanças, Assessor Económico do Primeiro – Ministro e Director Geral do Gabinete de Promoção de Emprego, no ministério do Trabalho. Na sua trajectória profissional, fez parte do grupo que elaborou o Plano Quinquenal do Governo de 2005 – 2009, foi Co-autor principal da elaboração do Plano de Acção Para Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) 2001 – 2005 e coordenou a equipa que elaborou a proposta de Moçambique ao Millenium Challenge Corporation. Membro do Conselho Universitário da UEM e do Conselho Nacional do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, faz parte do grupo de trabalho para harmonização e alinhamento da ajuda externa desde 2002.   No concernente a línguas Pedro Couto fala Emakhuwa, Português e Inglês.

 

esperanca bias

Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Esperança Bias , Ex-ministra dos Recursos Minerais

BIAS, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Esperança Bias foi Ministra dos Recursos Minerais do governo saído das eleições de 2004. Foi Vice-Ministra dos Recursos Minerais e Energia no Governo de 1999-2004. Nasceu a 28 de Julho de 1958, na Ilha de Moçambique, província setentrional de Nampula. Seu pai, Francisco Nhiuane Bias, é reformado e sua mãe, Laurinda Augusto Faustino é doméstica.

Começou a estudar em Nampula, onde fez o ensino primário na Escola Primária Dona Filipa, em 1970, e o secundário no Liceu Almirante Gago Coutinho, em 1978. Depois transferiu-se para a cidade de Maputo, onde fez o ensino propedêutico na Faculdade da Universidade Eduardo Mondlane, em 1979.

Mais tarde obteria a Licenciatura em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em 1990. De 1976 a 1980 trabalhou com escriturária no Banco Standard Totta, e em 1983 ingressou na Empresa Nacional de Minas onde foi sucessivamente Chefe dos Serviços Administrativos nesse ano e depois Chefe de Departamento até 1984. De 1984 a 1987, trabalhou na empresa Gemas e Pedras Lapidadas, como Chefe de Departamento.

Foi Directora Delegada da Indústria de Lapidação de 1987 a 1990, ano em que torna-se Directora Geral da GPL até 1991. Neste começa a trabalhar no MIREM, onde assumiu sucessivamente as funções de Directora Adjunta do Carvão, até 1994, Directora Adjunta de Economia, até 1998, e Directora de Economia, até à sua nomeação em 1999 para o cargo de Vice-Ministra, cargo este que exerceu até à sua nomeacao para o actual cargo governamental.
Foi membro de vários Conselhos de Administração, como o do Fundo de Fomento Mineiro, em 1988, na Sociedade Mineira de Cuamba, de 1989 a 1994, e na Niade Companhia Mineira Genexport de 1992 a 1994. Em 1993, foi correspondente nacional do BAD, no âmbito do Projecto "Energy".
É casada e mãe de duas filhas. Teve como língua materna o Português e fala também Emakhuwa e Inglês. Nos tempos livres gosta de ouvir música, ler e tratar de plantas no seu espaço verde na Matola Rio.

 

Mensagem do MIREME

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) é um órgão do Estado que de acordo com os princípios, objectivos e tarefas definidas pelo Governo dirige e assegura a execução da política do Governo na investigação geológica, exploração dos recursos minerais e energéticos, e no desenvolvimento e expansão das infra-estruturas de fornecimento de energia eléctrica, gás natural e produtos petrolíferos.
Ciente da importância da interactividade com os seus públicos, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia tem à disposição este portal com diversidade de conteúdos onde o visitante poderá informar-se sobre o licenciamento, a legislação em vigor no sector, contractos rubricados com as empresas e outros assuntos de interesse público.
Para tornar o portal mais interactivo e responder aos objectivos que ditaram a criação do mesmo, o MIREME convida-o a contribuir com sugestões, perguntas, através do endereço info@mirem.gov.mz.

Ministério dos Recursos Minerais e Energia pela exploração sustentável e gestão transparente dos recursos minerais e energéticos

A nossa riqueza

  • image
  • image
  • image

Portal do Cadastro Mineiro

Preço do barril do crude no mercado internacional

Calendário

loader

Webmail